Como manter relacionamentos harmônicos e saudáveis durante a quarentena

Como manter relacionamentos harmônicos e saudáveis durante a quarentena

A situação em que vivemos despertou um novo contexto familiar para muitas pessoas, nos obrigando a ter um maior convívio com aqueles entes mais próximos. Para conseguirmos sair mais fortalecidos dessa pandemia, confira algumas dicas para melhorar a convivência.

A Organização Mundial de Saúde reforça que o isolamento social ainda é a melhor maneira de evitar o contágio pelo COVID-19. E essa situação despertou um novo contexto familiar para muitas pessoas, nos obrigando a ter um maior convívio com aqueles entes mais próximos: pais, irmãos, lhos, cônjuges, avós e, com esse aumento de tempo junto aos familiares, a tensão dentro de casa também aumentou.

Além disso, o próprio confinamento é uma situação geradora de estresse. Fatores como o medo e a insegurança, seja por questões de saúde ou dinheiro também ampliam sensações e sentimentos negativos. Mas, para conseguirmos sair mais fortalecidos dessa pandemia, confira abaixo algumas dicas para melhorar a convivência:

COMPREENSÃO E EMPATIA
Sempre que alguém da sua casa estiver mais angustiado, os demais podem dar apoio. Será um período de troca e de um cuidar do outro;

RESPEITO
As diferentes personalidades exigem esforço para que os espaços alheios sejam respeitados, para isso aposte em um revezamento de tarefas básicas como cozinhar, lavar e limpar o ambiente. As tarefas corriqueiras são importantes para manter todos ocupados e não estressar ainda mais aquele que, geralmente, é o responsável por essas demandas;

INDIVIDUALIZAÇÃO
Estarmos juntos também não significa ter de car junto em tempo integral.
É saudável criar rotinas individuais e rotinas coletivas que respeitem essa individualidade e as necessidades de cada um. Neste caso, cada um pode manter suas preferências e hobbies para ocupar o tempo como ler, ver filme, praticar atividade física, criar receitas, fazer artesanato;

GRATIDÃO
Vivemos nossa vida desejando ter mais tempo junto aos nossos familiares e no conforto da nossa casa, agora que temos essa oportunidade, mesmo que por uma causa não controlada, devemos nos lembrar de tudo aquilo que sempre sentimos falta e agora podemos desfrutar.

Cada um deve buscar preencher o seu dia para mandar para longe a ansiedade e a angustia. E é nesse momento que o suporte familiar irá nos salvar.

Fonte: Marsh & McLennan Companies

Fechar Menu