Semana 8S amplia conhecimentos sobre o programa

Semana 8S amplia conhecimentos sobre o programa

Edição deste ano foi marcada pela adição de três novos sensos 

Durante o fim do mês de agosto e início do mês de setembro, o Grupo Masipack realizou em sua sede de São Bernardo do Campo e em Guarulhos a Semana 8S e SIPAT, evento interno voltado à promoção de práticas sustentáveis e conscientização de seus colaboradores em relação ao Programa de Gestão de origem japonesa e a Segurança no Trabalho.

Em sua oitava edição, este ano o programa passou por uma remodelação, recebendo três novos sensos: Trabalho em Equipe, Capacitação e Economia. Esta mudança refere-se a ampliação proposta pelo professor José Abrantes em 1997, para sua dissertação de mestrado em tecnologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tendo como referência os fundamentos da metodologia japonesa 5S. A ideia original foi apresentada em 1950 pelo professor Kaoro Ishikawa com o objetivo transformar o ambiente das empresas e a atitude das pessoas.

Durante todos os dias de evento mais de 700 colaboradores tiveram a oportunidade de praticar exercícios físicos, tais como alongamento e caminhada em grupo, além de jogos educativos como boliche, quebra cabeça, arremeço ao alvo, e entre outros, sempre prezando pela cooperação em equipe e abordando temas relacionados aos 8 Sensos (Organização, Utilização, Limpeza, Saúde, Autodisciplina, Trabalho em Equipe, Capacitação e Economia) e a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

O evento contou também com palestras voltadas à saúde e autodisciplina, com temas motivacionais e de conscientização, como trânsito seguro, que apresentou uma ação ao final da palestra, onde cada colaborador poderia optar em deixar seu celular guardado junto à equipe de eventos, retirando-o ao final do dia de trabalho, e desta forma incentivando a diminuição na dependência do uso do aparelho.

Além destas atividades os colaboradores puderam participar de uma palestra sobre alimentação saudável e participar da “Segunda sem carne”, na qual um cardápio especial foi cuidadosamente preparado para apresentar novos sabores e alternativas à carne.

Diferentes dos nos anteriores, onde um havia apenas um Desafio 5S, esta ano com a ampliação dos sensos, criou-se uma série de desafios que valiam pontos para equipes, que poderia ser desde participações em atividades corriqueiras até ações pontuais. Ao final da semana a equipe mais pontuada sairia vencedora.

Na Masipack, a Equipe I (Funilaria) foi a campeã; na Helsimplast foi a Equipe D (Limpeza, Portaria e Restaurante) e na Fabrima a Equipe B (Assistência Técnica, Portaria, Recepção, Segurança do Trabalho e RH). Todas garantiram o troféu da Semana 8S, além de ganhar uma bicicleta sorteada dentre os membros de cada uma das equipes vencedoras.

Além destes, todos participantes da Semana 8S puderam concorrer outras bicicletas, que foram sorteadas dentre todos que completaram as atividades propostas no decorrer das semanas, que contou com apoio de diversos parceiros do Grupo Masipack, como a Kobber, Helsim, Centro de Reflexão do Transito, HMS, e entre outros.

O Grupo Masipack conta com mais de uma década de experiência no Programa 5S, e utiliza o mesmo como um dos pilares de seu sucesso, entendendo que os Sensos contribuem para uma rotina adequada e estruturada, dentro e fora das organizações, proporcionando uma filosofia de Qualidade de Vida (pessoal e profissional) muito maior para todos.

Por este motivo, há cerca de cinco anos começou a treinar outras empresas para que pudessem replicar o sistema dentre seus colaboradores, e a partir deste ano ampliou o programa para 8S.

Atualmente o Grupo Masipack conta com um programa completo de treinamento para empresas que prezam pela qualidade de seus produtos e segurança de seus colaboradores. Para mais informações entre em contato conosco clicando aqui.

*MAIS FOTOS EM BREVE

Fechar Menu